Novidades sobre Estética e Procedimentos Estéticos

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

MELASMA

O melasma são as manchas que geralmente aparecem em nossa face e que muitas vezes nem a maquiagem disfarça.
 
A doença melasma pertence ao grupo das discromias (manchas escuras ou claras da pele).
 
Predomina no sexo feminino, mas está presente em 10% dos homens. Aparece na idade reprodutiva,  principalmente na face, mas pode ocorrer em outras áreas fotoespostas como tórax e antebraços.
 
Caracteriza-se por máculas (manchas) acastanhadas, variando do claro ao negro de bordas irregulares, reticuladas e simétricas. As pessoas de pele mais escuras são mais propensas a terem melasma.
 
Não se sabe ao certo a origem do melasma, mas sabemos que pode ser influênciado por fatores genéticos, hormonais como nas gestantes, mulheres que usam anticoncepcional oral ou terapia de reposição hormonal e exposição à radiação ultravioleta e luz visível (lâmpada branca).
 
Há três padrões de distribuição do melasma:
1) Padrão centro-facial: apresentação mais comum da doença. Aparece na fronte ( testa),  nariz, zigomáticos (bochechas) e mento (queixo).
2) Padrão malar: é responsável por 20% dos casos. Aparecem no nariz e regiões zigomáticas (bochechas).
3) Padrão mandibular: ocorre em 15% dos casos. Aparece somente nas regiões mandibulares.
 
Essa doença tem caráter crônico e recidivante, isto é, não há uma cura mas sim um tratamento preventivo para que as manchas suavizem-se ou desapareçam, porém quando exposto aos fatores de risco, como sol e hormônios, elas podem voltar a aparecer.
 
O tratamento é feito com protetores solares com FPS alto, cremes manipulados, que contenham agentes clareadores, entre outros ativos que ajudem nesse processo. Ainda podemos associar peelings, luz pulsada e até laser dependendo de cada caso.
 
Se você tem esse problema, venha fazer uma avaliação cortesia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário